A PEQUENA SEREIA
O padre excitado
Um dos boatos mais famosos de mensagens subliminares na Disney. Graças a um rumor espalhado pela American Life League (sempre eles…), foi informado por muitos sites que na cena do casamento de Vanessa (embora muitos sites desinformados tenham dito que a personagem é Ariel; qualquer um que de fato assistiu o filme sabe que isso não é verdade) e Príncipe Eric, o padre responsável pela cerimônia possui uma breve ereção. Na verdade, o que foi reportado como ereção é seu joelho. Anteriormente, na primeira versão dessa matéria, eu havia reportado que era o movimento da batina do personagem, mas ao rever o filme, reparei que não era o caso. Uma cena posterior do filme prova mais ainda que se trata de um joelho, e elas podem ser vistas logo abaixo:
Nas versões mais recentes do filme, após tanta polêmica, o joelho do personagem foi retirado na cena.
Graças a esse boato, uma mulher do Arkansas, Janet Gilmer, chegou a processar aDisney, afirmando que o filme possuía uma mensagem sexual explícita e não era apropriado para crianças de alguma forma. Gilmer abandonou o processo dois meses depois.
A PEQUENA SEREIA
Formato fálico no pôster
Um dos pôsteres de
The Little Mermaid, mais precisamente o de sua versão VHS, foi acusado de ter referências sexuais, mais precisamente em um dos pilares no palácio ao fundo: segundo muitas pessoas, é possível ver um pilar em formato fálico. A lenda diz que tal formato foi desenhado por um artista prestes a ser despedido do estúdio, que indignado com a situação da
Disney, deixou essa “marca” no pôster.
Na verdade, o artista em questão não estava indignado com nada e tampouco estava prestes a ser despedido. Procurado pelo site
Snopes (em inglês), famoso por desmentir rumores e lendas urbanas, o artista (que desenhou toda a arte promocional de
The Little Mermaid, incluindo cartões, CDs, lancheiras, pôsteres, capas dos lançamentos em vídeo, etc) afirmou que não passou de um infeliz acidente; na pressa para completar o artwork do pôster do filme, ele adicionou alguns detalhes no desenho e, sem perceber, acabou desenhando uma coluna no palácio que tinha uma certa semelhança ao formato de um pênis. Ele desconhecia a controvérsia que isso gerou até um membro de seu grupo da Igreja ter ouvido falar no rádio e comentar com ele sobre o ocorrido.
Clique para ampliar
O fato é que qualquer objeto em formato cilíndrico poderá se parecer com um pênis, dependendo dos olhos e da mente maliciosa de quem vê a imagem. Como podemos ver, a mão de Eric também não está em nenhum lugar suspeito, e sim atrás de uma pedra, e a outra em sua perna. E ao contrário do que a lenda diz, tal formato “fálico” não foi adicionado somente na capa da versão em vídeo de The Little Mermaid. Ela estava lá desde um dos artworks originais do filme, que apesar de algumas diferenças em relação a capa do VHS, é essencialmente a mesma. Em lançamentos posteriores, tal formato foi removido devido a controvérsia, e nos relançamentos em DVD as capas são totalmente diferentes.
BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES
Símbolo satânico
Esse boato não é tão famoso (somente no Brasil, país onde ele surgiu), mas trata-se de de uma cena do filme
Snow White and the Seven Dwarfs (Branca de Neve e os Sete Anões), o primeiro longa metragem da empresa. Segundo essa farsa, a protagonista faz um sinal “satânico” (os famosos chifrinhos do metal) para se proteger. Porém, na época em que o filme foi produzido, não só o símbolo (popularizado pelo grande músico
Ronnie James Dio como um símbolo do metal) não existia, como também o símbolo não possui conotação satânica. Na maioria dos países, o sinal dos chifres serve para afastar má sorte – lembrando que
Branca de Neve acredita estar prestes a ser assassinada. O símbolo só passou a ser associado com satanismo por alguns nos anos 70, e o filme é de 1937. Leia mais informações sobre o símbolo
aqui (em inglês).
HERCULES
“Jesus”
Esse boato ganhou força recentemente, ao ser publicado em diversos sites religiosos e com um vídeo no YouTube que supostamente “prova” a mensagem.Hades, o senhor dos mortos na mitologia grega e brilhantemente interpretado porJames Woods na versão Disney da história, é apontado como o disseminador de uma mensagem de ódio a Jesus, de forma subliminar, através das chamas que saem de seu corpo, que formam o nome do filho de Deus na mitologia cristã. Além disso, uma imagem adulterada, na qual aparentemente é possível ver o nome de Jesus nas chamas, foi bastante divulgada na internet. Na verdade, como a imagem abaixo prova, a formação do nome não é possível de forma alguma:

A única parte do fogo que lembra uma letra está à direita, lembrando muito a letra S. Porém, nenhuma das outras partes do efeito lembram uma letra sequer do alfabeto. E mesmo se fosse o caso, devo lembrar que Jesus é o equivalente de Hercules na mitologia cristã, e portanto, faria sentido que Hades, vilão da trama e que é derrotado por Hercules no fim, o odiasse. Mas não só o nome de Jesus é impossível de se formar no fogo, como também é mais fácil para os mais ignorantes acusarem de mensagens subliminares inexistentes do que verificar o contexto da situação.
Também foi reportado que Hades afirma que “eu estou prestes a reorganizar o universo e o único idiota que pode me impedir está vagando por aí“. Muitos sites parafrasearam a imagem informando que ele dizia que “Jesus estava vagando por aí”. A frase original é parecida, mas não faz parte do mesmo contexto: “I’m about to rearrange the cosmos and the one schlemiel who can louse it up is waltzing around in the woods?“.
A BELA E A FERA
Caveira nos olhos de Gastão
Não há o que desmentir nessa história, pois é verdade. Calma; a caveira realmente aparece nos olhos do personagem Gastão (Gaston, no original). Porém, todos os sites com matérias de mensagem subliminar divulgam como se fosse uma mensagem de adoração ao demônio, o que não é verdade. Gastão é um dos personagens mais crueis, covardes e repugnantes de todos os filmes da Disney, e a caveira em seus olhos está lá para simbolizar o mal que ele representa. Porém,Gastão é devidamente punido por tudo que fez, ao acidentalmente cair para sua morte no final do filme, momento em que a caveira aparece em seus olhos. Não se trata de uma mensagem subliminar, mas de licença artística.

Encontrei vários outros boatos na Internet sobre
Disney, mas esses sequer são passíveis de menção, tamanha a absurdez dos tais. Como outras referências, indico a leitura de sites como o
Snopes, que como disse anteriormente, é muito bom em desmentir boatos e lendas urbanas.
Esse blog publicou um post muito bom sobre o suposto “gato demoníaco” de
Cinderella, o
Lúcifer. Para quem quiser rir um pouco, recomendo a leitura
desse site, com os pôsteres
Disney mais ridiculamente alterados que já vi.
Lembrando que o único caso real de uma mensagem subliminar envolvendo sexo em um filme Disney foi no filme The Rescuers (Bernardo e Bianca no Brasil), onde em determinada cena, um pôster quase imperceptível que lembra muito uma mulher nua aparece por cerca de alguns milésimos. A própria Disney reconheceu isso e tratou de remover as fitas do filme de circulação, para a alteração própria da imagem (cujos animadores realmente não sabem como foi parar ali). Curiosamente, sites começaram a divulgar o fato somente depois que a Disney anunciou o recall do filme.
É interessante como as pessoas se deixam enganar por lendas urbanas, boatos, pseudo-mensagens subliminares, histórias inexistentes sobre as animações, mas se esquecem que os filmes Disney possuem excelentes mensagens, nada subliminares, sobre afeto, amizade, respeito, aceitação independente da raça, crença e até mesmo sexualidade, e responsáveis pela diversão de milhões de pessoas, de qualquer idade, no mundo inteiro.
Uma última mas importante nota: Walt Disney, vítima de tantas acusações falsas de satanismo, era cristão da Igreja Congregacionalista e respeitava todas as religiões.
BY:Eduardo